Publicado por: Filomena Barata | Abril 17, 2011

Conhece o cantor e compositor Teta Lando?

Teta Lando


Publicado no Facebook por Eduardodracula Matumona

Alberto António Teta Lando, Cantor e Compositor

1948-2008Filho de um rico fazendeiro do Uíge (Alberto Teta Lando), descendente da família real do Reino do Congo, Teta Lando cresce numa família que reúne 32 irmãos. Em 1961 com apenas 13 anos, vê o pai ser cruelmente morto no início das lutas pela independência. Uma memória traumática que marcará a vivência da sua vida e que soube transformar em músicas vanguardistas que inspiram para a necessidade de Paz, Irmandade e União do Povo Angolano. (Angolano segue em Frente, Irmão ama o teu Irmão, Funge de Domingo, Esperanças Idosas).

Teta Lando, que em adolescente já actuava em festas escolares, estreia-se como cantor em Lisboa. O primeiro disco é um sucesso, obtendo o 1º disco d’ouro em Angola em 1974, colocando-o logo entre os melhores músicos angolanos. Porém, forçado pela Guerra de Independência em 1974, vê-se obrigado a exilar-se, viaja pelo mundo inteiro e instala-se em França durante mais de 20 anos, onde brilha profissionalmente ficando mais de 2 meses no primeiro lugar do top África com o título “Sonho de um camponês”, verdadeiro Hino o amor a Terra, que soube tocar os corações dos Africanos no seu todo.

Na longa carreira obteve êxitos inesquecíveis como “Um assobio meu”, “Negra de carapinha dura” e “Funge de Domingo”. Promovendo a Dignidade e Irmandade no seio dos artistas, é eleito em 2006 Presidente da União dos Artistas e Compositores. Morre em 2008 em Paris, na sequência de um Cancro do Pulmão fulgurante!!! mas as suas canções em Português, Kimbundo e Kikongo, reunidas na colectânea “Memórias”, continuam a inspirar-nos.

Texto gentilmente cedido por por minha amiga a lando teta sobrinha do cantor

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: