Publicado por: Filomena Barata | Abril 17, 2011

Mumuilas, Susete Antão

dança mumuila

Fotografia A. Gougel

Fotografia Adalberto Gougel

Mumuilas, fotografia de Carlos Duarte

Mumuilas

Susete Antão Povo Mucubal é um povo que vive no deserto do Namibe que fica no Sudoeste da República de Angola que tem resistido à integração, Durante a guerra nunca abandonaram o seu território. A mulher Mucubal, quando solteira anda nua da cintura para cima, seios firmes ao léu apenas decoradas com colares e pulseiras untados com esterco de boi de uma arte única, e um pano típico colorido amarrado à cintura que faz de saia.

Quando casada e mãe, amarra os seios com tiras finas de couro para espalmar os seios. O homem Mucubal cobre-se com peles e panos típicos coloridos e não abdica da sua catana.

O soba é o Chefe, o patriarca, o juiz e é o representante junto das autoridades oficiais. Não se misturam, afiam os dentes e recusam-se a ir à escola. A maior riqueza do povo Mucubal são os bois.

O homem Mucubal pode ter as mulheres que escolher, limitando-se à gestão do trabalho e prazer. A mulher Mucubal vai trabalhar no campo e os filhos são pastores. O Kimbo é composto por várias cubatas dispostas em circulo onde cada mulher tem a sua cubata. Vivem em perfeita harmonia umas com as outras. Há sempre uma preferida, quase sempre a primeira, que é a conselheira.

Os herdeiros não são os filhos, mas sim os sobrinhos, filhos da irmã para assim terem a certeza que os herdeiros são do mesmo sangue. O marido pernoita com cada uma das mulheres segundo uma escala estabelecida. Cada mulher vive na sua cubata com os seus filhos e os seus bens próprios preparando a alimentação para os filhos e marido que lhe fornece o sal e o que caça. Trata-se de uma sociedade em que a poligamia é normal.

Têm uma economia própria. O homem escolhe o local da lavra e divide os campos pelas mulheres e um é para ele onde todas as suas mulheres trabalham. Durante a guerra colonial e a guerra civil nunca abandonaram o seu território. É um povo muito sereno e a mulheres são de uma beleza rara consideradas pelos angolanos como as mulheres mais bonitas da nossa República. Quando sobrevoamos esta zona de Angola vêm-se muitos Kimbos que mais parecem bordados na terra. Uma verdadeira maravilha. Obrigado»!

 

———————————————————————————————————

 

Mumuilas, publicado no Facebook por Eduardo Dracula Matumona

Os Mumuilas constituem um povo que habita em Angola, mas é pouco conhecido… Não se ouve falar muito deles… Até mesmo entre os angolanos, há muitos que desconhecem a sua existência….Esta população é regeitada pela sociedade porque é tida como uma tribo que é diferente por causa de sua maneira de vestir, comer e trabalhar.

Os Mumuilas são principalmente criadores de gado, esta é sua principal fonte de renda e sustento.
Este povo tem características bem singulares em relação aos outros povos de Angola…aos meus olhos os Mumuilas é povo com uma essência única,um povo de mistérios e de sabedoria… é pela sua cor e magia que represento nos meus quadros o brilho que este povo tem e que mostra pelos seus costumes a Humanidade como ela é: rica, porque é diversa…


Responses

  1. gostei do artigo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: