1.Início


Angola em Portugal; Portugal em Angola

 

Bom dia, bom dia, meus amigos, bom dia, bom dia meus amigos de cá e de lá. Para os de cá o “Kandando” (abraço) com o calor e o cheiro da nossa terra, para os de lá o “Kandando” dos de cá com o calor e o cheiro desta terra, enviados com a maizade e sentidos de forma virtual.

Digníssimos:

São sempre bem vindos novos membros ao nosso Grupo, pois acreditamos que , por certo, trarão coisas novas com a sua participação nos temas em debate e não só. O lamentável é que as pessoas se escondam, pois aqui neste Grupo todos damos a cara ,porque os objectivos desta comunidade estão bem definidos e quero acreditar que quem solicita a sua adesão tem perfeita consciência disso.
Somos um Grupo de opinião, com opiniões diferentes como é óbvio, mas temos muito de comum no que sentimos pelas terras Pátrias que amamos, Angola Portugal,Portugal Angola.
É neste pequeno cantinho, neste espaço de amizade que matamos as saudades que sentimos e revivemos muito dos tempos passados que marcaram de forma indelével as nossas vidas.Aqui expomos as nossas opiniões, os nossos sentimentos de amizade, saudade, nostalgia e alegrias também. Aqui partilhamos com o sentimento vivo desta irmandade que nos une, sem rostos escondidos, sem quaisquer distinções de origem ou classe social, sem distinções de raças,credos religiosos ou politicos.Aqui “olhamo-nos olhos nos olhos” e falamos com o coração e com o que de mais leal ele alberga. Aqui respeitamo-nos nas diferenças que nos unem.
Querem fazer parte desta comunidade de amigos, deixem as máscaras para o carnaval e para os bailes de máscaras e com os “olhos nos olhos” construamos um Grupo, mais forte, mais coeso, mais unido e com maior pluralidade de ideias e opiniões.

Um grande abraço a todos. Estamos Juntos.

Bolongongo, 19 de Fevereiro de 2013.

Álvaro Silva.

 

Bom dia, bom dia meus amigos desta nossa querida Angola, bom dia , bom dia meus amigos daquele Portugal, desse belo Portugal, duas terras que se unem pela femininidade do nome Angola e pela masculinidade de Portugal, num perfeito casamento de sentires de gentes que estas pátrias muito amam. Uma abraço a todos. ESTAMOS JUNTOS.

24.04.2012

Bom dia meus amigos , bom dia gente boa deste grupo que aquece e arrefece com os seus sentires esta angolanidade , na portugalidade comungada pelos sentimentos que nos UNEM.Assim somos e assim sentimos esta angolanidade na portugalidade e e esta portagalidade na angolanidade, sem distinções de credos ou de raças, sem distinções de classes ou de cores partidárias. Assim, simplesmente nós. Os de Angola em Portugal e os de Portugal em Angola. Bom Fim de Semana… Estamos Juntos.

Meus queridos amigos, meus amigos de cá e de lá.

Somos um Grupo de opinião. Somos um Grupo que se conhece pela qualidade dos sentimentos que unem os seus membros, pois aqui partilhamos também muito do que somos. Somos um manancial de saudade, um manancial de nostalgia, somos aqueles filhos que amam as suas terras e comungam dos mesmos sentimentos pátrios. Amamos Angola. Amamos Portugal. Pátrias que nos viram nascer e que nos viram crescer. Nas diferenças nos unimos, pelas afinidades que nos são comuns. Nas diferenças nos unimos pelo respeito que temos e pelo amor que dedicamos aos nossos solos, o de cá e o de lá. No cântico dolente do fado afagamos as tristezas da alma e da saudade dos tempos vividos. No ritmo quente do semba nos inebriamos e revivemos tudo o que fomos, somos e ainda seremos.Irmãos de duas pátrias, que falam e sentem na mesma língua. Um abraço. Estamos Juntos.

Luanda, 25 de Outubro de 2012.

Tinha clara consciência ao criá-lo que muitos Grupos existiam já sobre Angola ou sobre Portugal.
Mas propunha-me a ter uma responsabilidade acrescida.
Fazer uma ponte. Dar testemunhos de Angola e de Portugal. Não gostando muito do termo, mas, por facilitismo, terei que o usar aqui. Teríamos que falar, afinal, de “Lusofonia”. E partilhar de experiências e vivências dos dois países, criando metas que ultrapassem, nem que seja através de pequenas iniciativas, o mundo estritamente virtual. Ou meramente ilustrativo ou descritivo.
  • Quanto às grandes linhas, centrámo-nos nos seguintes aspectos:

  • 1 – Angola em mudança e notícias de Angola, cujo Administrador é Fernando Arrais

  • 2 –  Testemunhos e vivências de Angolanos em Portugal e de Portugueses em Angola (ontem e hoje), cujo Administrador é Alípio Mendes; Álvaro Silva,  Filomena Barata e Ana Portugal

  • 3 – O papel da Mulher em Angola e em Portugal –  A igualdade do género que será administrado por Eileen Morais Salvação Barreto e Filomena Barata

  • 4 – A criança, cujo tema será administrado por Ana Portugal  e Álvaro Silva, sempre com o extraordinário contributo de Maria Celeste Gerald.

  • 5 – O Património Cultural e a Arquitectura Portuguesa em Angola  que será administrado por Filomena Barata (e parceiro ainda a confirmar)

  • 6 – O Património Natural e os recursos, administrado por Aloísio Cruz (e parceiro a confirmar).

  •  Carlos Alberto Miranda Simões

    Uma mukua em Portugal. Atenção que a árvore onde ela está pendurada é um pessegueiro.🙂

     7 – A comunidade Angolana em Portugal. Sua inserção e sociabilidade (Administrador ainda a confirmar)
    8 – Memórias de Angola: documentos, fotografias, registos fotográficos.

    • Mena olha o que eu encontrei ontem! Nos últimos sábados do mês, em Braga, fazem uma feira de velharias. Aí costumo encontrar bons livros. Então, ontem, encontrei umas preciosidades e num livro sobre o Arquivo Histórico de Angola vem lá esta foto com a assinatura de António de Oliveira Cadornega ! Encontrei, igualmente dois livros de Castro Soromenho, raros, um deles Cheiiiiiinhop de informação histórica que deve dar para enriquecer o teu blogue. Beijo.
  • 9 – Os locais de convívio e partilha dos Angolanos em Portugal e dos Portugueses em Angola (Associações; “Casas de Angola ou de Portugal” – informações gerais – Alípio Mendes e Filomena Barata

  • 10 – As entidades representativas de Angola em Portugal e de Portugal em Angola – informações gerais, cuja  Administradora é Manuela Freitas.

    Informamos ainda os nossos aderentes que no Grupo não é permitida:

    1. Publicidade;

    2 – Propaganda partidária;

    3 – Publicitação relativa ao Mercado de Trabalho, sem ser através dos veículos adequados ou oficialmante reconhecidos para recrutamento, zelando-se assim pela equidistância no concursamento de eventuais interessados.

Relativamente à nossa Causa «Palanca Negra Gigante, Património da Humanidade, vamos poder contar com o apoio de Anabela Chipenda que, estou certa, a acompanhará com toda a força que tiver.

É nossa intenção criar eventos ou aglutinarmo-nos em torno de efemérides dos dois países, esperando que, um dia, ultrapassem o virtual e se tornem efectivamente reais, dando sentido e força aos temas que nos propomos tratar.

 A todos os que abraçaram esta ideia muito agradeço, designadamente os seus Administradores, não podendo deixar de relevar o ânimo que me deu a Manuela Freitas, desde o primeiro minuto que lhe propus iniciar esta caminhada e ainda a Olga Sofia Beirão, na fotografia que aqui escolho em primeiro lugar, pois também ela representa o espírito do Grupo, e ainda ao António Barata por terem estado sempre presentes desde o dia inicial. À Ana Portugal e ao Alípio Mendes, os mais recentes Administradores do Grupo, muito agradeço também ter aceite o repto.

Sabemos também que poderemos contar com o contributo de Margarida Barata que, a partir de Porto Amboim, no Kuanza Sul, nos poderá dar notícia de eventos ou de iniciativas em que as mulheres ocupam papel de destaque ou são grandes dinamizadoras.

Miradouro da Lua, Fotografia de Paulo Percheiro

Esperamos também com o seu contributo semanal para que se vá tendo uma panorâmica do mercado de emprego em Angola, contribuindo também Portugal para o mesmo efeito.

Façamo-la todos juntos Angolanos e Portugueses.

Maria Filomena Barata

28 de Fevereiro 2011

Concepção do Blogue: Aloísio Cruz

Coordenação Geral : Filomena Barata

Administradores do Blogue: Todos os Administradores do Grupo «Angola em Portugal; Portugal em Angola» do Facebook acima mencionados.

desenho de António Moura

ET: Pese o texto já ter sofrido alguns ajustes, mantenho a data inicial, para que fique na memória o momento de criação deste blogue. Apenas acrescentarei hoje, dia Internacional da Criança, algo de muito especeial, pois foi muito comovente para mim:

  • Nao basta apenas dizer em voz alta ” TENHO ORGULHO DE SER ANGOLANO ” mais importante é fazer algo por este País tão belo e tão rico , quem sabe, o país mais rico do Mundo ! Cada um de nós dentro ou fora de Angola tem de lutar ( naturalmente sem armas ) de uma ou de outra maneira. Muitos os fazem atraves da música , outros mostram através de fotografias quão lindo é o nosso país. Outras escrevem sobre este país : É tambem importante realcar todo desenvolvimento positivo dete pais , pois quem so critica não é amigo da paz.
    Existem pessoas que foram forçadas a abandonar a terra que os viu nascer , e quando vejo que estas mesmas pessoas que um dia foram expulsas  lutam para preservação da fauna da sua terra natal  isso me deixa muito comovida ! uma destas pessoas é a dona Filomena Barata .
    Isso me faz acreditar do bem da humanidade !
    VAMOS TODOS UNIDOS MOSTRAR AO MUNDO O QUANTO ANGOLA É LINDA E TAMBEM MOSTRAR COMO O POVO ANGOLANO É ORGULHUSO :

Responses

  1. Bom dia belíssima Angola, belíssima Angola bom dia.
    No decorrer dos segundos, dos minutos, das horas, dos dias e das semanas, dos longos meses e dos longos anos eu; nesta terra Portugal peregrinando por tempo indeterminado eu no meu recanto (esconderijo); com os olhos abertos e por vezes fechados descobri que terra linda é Angola, cheia de brilho, viçosa e com muita beleza, ai que terra linda é Angola, humm.

  2. Caros membros da Aeppea: Pedimos a divulgação do Colóquio “De Luuanda a Luandino: veredas”, que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a 10 e 11 de novembro deste ano. A entrada é livre, e todos os interessados serão bem vindos: https://www.facebook.com/deluuandaaluandino
    Muito obrigado!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: