Publicado por: Filomena Barata | Outubro 1, 2013

Porto Amboim, Álvaro Silva

Meus amigos.
Fotografia Álvaro Silva, Outubro 2013.
Convosco partilho, este espontâneo, escrito sem prumos nem arrumos nesta terra linda e acolhedora – Porto Amboim, terra de mar, terra de sol terra de sons e cores da nossa Terra, nossa Angola, nossa mãe.Hora vespertina, uma brisa suave e fresca brincava com as ondas lânguidas e preguiçosas que desmaiavam em xailes de alva espuma nas areias castanhas da praia de águas verdes e tranparentes, deste mar de Porto Amboim.
O Sol doirava com os seus raios de luz, o caminho do poente, reflectido nas águas que gingavam vaidosas no seu esplendor.
Porto Amboim, Setembro 2013. Fotografia Filomena Barata
O dia findava calmamente, e o surrurrar dos ventos na carapinha das ondas, entoavam uma suave canção de embalar que deixava no ar um encantamento peculiar.
O cheiro do mar trazido pelos braços voluptuosos da suave brisa maritima espargia o suave perfume de maresia e uma ténue nuven de branco manto, matizada com as cores da luz do entardecer,criava a doçe sensação de bem estar.
As folhas dos coqueiros, qual bandeiras desfraldadas ao vento, dançavam com a suavidade da brisa no seu calmo passar para destinos sem fim.
No horizonte o desmaiado rubro do sol contrastava com o negrume da água distante e com o da noite que cobria lentamente com o seu manto negro a luz fraca que teimava em se apagar.
Caía a noite e o barulho das vagas nos esporões da praia rufavam como tambores tocados com o frenesim do sangue quente de África.
Páro no tempo, vagueio no espaço e minha mente se perde na escuridão densa da noite que cobre o meu horizonte.
Meu eu, vive em mim como alma penada em busca do sossego que merece.
Sussurro aos ventos os ais da minha alma. Peço ao Senhor a luz para o meu caminho.
Meu olhar perdido na escuridão da noite, busca em vão o rumo para a felicidade negada ao longo dos tempos.
Meus anseios morrem no suspiro e no pestanejar dos meus olhos molhados a vontade apagada por quereres que não quero, por desejos que não sinto.
Quero nesta noite virgem, prenhe de sentimentos confusos encontrar a serenidade de um doce turpor para com enlevo anelante embalar minha alma em sonhos de ventura.
Varito
Porto Amboim, 01-10-2013
Porto Amboim, Setembro 2013. Fotografia Filomena BarataBom dia , bom dia meus amigos.Quero desejar a todos um óptimo dia de trabalho , pleno de boas realizações.
Aqui, nesta terra de sonhos, de beleza de cores e sons contagiantes, o dia surgiu com o sol a espreitar timidamente , pela suave neblina que estranhamente se mantém nesta época do ano. O calor tarda a chegar, as noites e as manhãs ainda estão frias, de um frio agradável que convida ao relaxe e a um sono reparador para quem se esgota nas canseiras laborais do dia a dia.

Fotografia David Oliveira. Porto Amboim, Outubro 2013.

O cheiro do mar é um perfume inebriante nestas silenciosas e calmas manhãs na cidade de Porto Amboim que caminha vacilante para o crescimento que o desenvolvimento das industrias aqui instaladas a pretendem levar.
Vive-se a calma pachorrenta deste ambiente, cortado a esmo, pelo barulho do escape de uma motorizada e pelo chilrear constante dos passarinhos que alegram o dia de quem como eu se extasia com as belezas da natureza, esta natureza virgem que encanta quem por ela se apaixona.
O mar calmo de ondas suaves bate, nas pedras enormes que formam os esporões da praia, com um barulho agradável das águas embrulhadas em alva espuma, que desmaiam nas areias, deixando no ar o perfume da maresia e uma névoa eivada de sabores salinos pulvilha o ambiente com a sua frescura natural.
Ao longe sob um céu Azul limpo de nuvens, ve-se o preguiçoso balançar das enormes massas das águas do mar e próximo a linha do horizonte o recorte escuro das embarcações de pesca artesanal, principal actividade das suas gentes nesta vila piscatorial.
Uma sensação de prazer, faz-me ter a noção do que é ter vida para viver momentos como estes.
De repente o toque do meu telemóvel, desperta-me para a realidade e chama-me para as minhas reais responsabilidades, cortando o prazer desta minha dissertração.

Um abraço. Estamos Juntos.

Porto Amboim, 2-Out. 2013.

Abaixo: Fotografia de Álvaro Silva.

Fotografia Filomena Barata, Setembro 2013.


Responses

  1. Gostei! Abraços
    Ju


Deixe uma Resposta

Categorias

