Publicado por: Filomena Barata | Novembro 17, 2012

A Música, Filomena Gomes Camacho

Kissange. Fotografia de Filomena Barata

José Jacinto

Preciosa informação de uma grande poetisa angolana, Filomena Gomes Camacho

A MÚSICA

A música africana, sobretudo a de Angola, foi-se introduzindo, na Europa, de forma subtil e paulatina. Hoje, músicos Angolanos são aplaudidos, entusiasticamente, e o ritmo da dança vai fazendo vibrar cada vez mais grandes camadas de jovens e não só!

Ao fazermos uma retrospectiva, no tempo, de centenas de anos, iremos encontrar instrumentos musicais, ligados a cada um dos povos de Angola. Instrumentos que, na sua forma primitiva, rústicos, não perderam, através dos tempo, a sua actualidade.
Façamos aqui uma pequena explanação:
…Quissangue: mais vulgarizado entre os BANTOS, era o que mais se adaptava para acompanhar qualquer tipo de canção. Não era dispendioso o seu fabrico, nem difícil o seu transporte. As notas ressoavam dolentes e melodiosas. Era o confidente, sempre à mão, nas noites de nostalgia…nas longas e penosas viagens…no saudosismo à terra…à família…
Batuque: instrumento hoje difundido, mundialmente, em todo género de música e generalizado, desde sempre, entre as várias etnias que compõem a grande Família Angolana: QUIMBUNDOS, UMBUNDUS, QUIOCOS, LUIMBES, BANTOS…
Os tocadores de batuque, fazem-no ecoar, por toda a floresta, num misto de temor, sedução, embriaguez, magia… Ele é o mensageiro da guerra, dos bailados, das festas da puberdade, dos cultos à Natureza!… (Que saudades do batuque!!)
Para além destes dois referidos instrumentos, existiam ainda: o chiuáiauáia, o canguxi, o chingufo, o cacoche, o mucupiela e a marimba, estes mais ou menos conhecidos entre todas as regiões daquele País imenso!
A escola – para a aprendizagem de música – não existia, mas cada Africano nasce já com a vibração do ritmo no corpo e na alma…Filmena Gomes Camacho



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: