Publicado por: Filomena Barata | Outubro 5, 2012

Porque hoje se comemora a Implantação da República em Portugal: O Hino Nacional Português e um pequeno apontamento

Proclamação da Républica na Câmara Municipal de Lisboa

Bom dia , bom dia, meus amigos de cá , bom dia , bom dia meus, amigos de lá.
Aos de cá votos de uma excelente jornada laboral, aos de lá, um bom descanso, neste feriado de fim de semana prolongado, com uma data de referência na história de Portugal. 5 de Outubro o dia da Implantação da República. Viva a República Portuguesa, vivas aos filhos daquela “Ditosa Pátria” que necessita neste momento de todo o nacionalismo dos seus filhos para sair da crise em que se encontra.
Força .Portugal. Força Angola. Estamos Juntos.

lustração alusiva à Proclamação da República Portuguesa a 5 de Outubro de 1910.A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

«A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder (os progressistas e os regeneradores), a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e se adaptar à modernidade — tudo contribuiu para um inexorável processo de erosão da monarquia. portuguesa do qual os defensores da república, particularmente o Partido Republicano, souberam tirar o melhor proveito. Por contraponto, o partido republicano apresentava-se como o único que tinha um programa capaz de devolver ao país o prestígio perdido e colocar Portugal na senda do progresso.

Após a relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de Outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia seguinte da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da república, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional e a bandeira». (Texto obtido a partir da Internet)
Bandeira Nacional
Heróis do mar, nobre Povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
Hino Nacional « A Portuguesa » musica: Alfredo Keil – poesia: Henrique Lopes Mendonça
(c) 2004

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: