Publicado por: Filomena Barata | Junho 13, 2012

Vamos conhecer a flora e a fauna dos nossos bairros, jardins, quintais ou campos?

Linda…..!!!!
Linda.....!!!!
 

  • Rossana Sil algodão, lindo, maravilhoso
  • Alvaro Silva Há um projecto grande do Ministério da Agricultura para a reabilitação da cultura do Algodão, para a produção de matéria prima que alimentará as indústrias textéis em fase de reabilitação também no Dondo, Luanda e Benguela, por conseguinte teremos a oportunidade de ver muitas vezes esta imagem. A Índia é um dos grandes produtores mundiais de Algodão, será um dos financiadores.

Alvaro Silva

Emigrou a andorinha e novo inclino sua moradia arranjou.
Quem saboreou?
Quem saboreou?
quem gosta?
quem gosta?

Servidos?
Servidos?
Colibri ou Beija-flor
Siri pipi de Benguela.

Siri pipi de Benguela.

Quem o conheceu?
Quem o conheceu?

  1. Cá está: o laboratório de José de Anchieta, desenhado por Serpa Pinto na sua passagem por Caconda.
      • Jose Vieira Estas relíquias espalhadas pelo mundo que devem fazer parte do conhecimento, devem ser bem guardas para que um dia sirvam no seu espaço próprio:Angola!

  2. Tony Abreu Caconda uma das localidades mais antigas do interior de Angola.
  3. Filomena Barata – Vamos colocar no blogue a informação partilhada por Álvaro Silva sobre José Anchieta.
    De referir que José Anchieta, nascido em Lisboa, a 9 de Outubro de 1832,  morreu em 1897 em Caconda (Município da Provincia da Huíla – Angola) onde se encontra sepultado. «Foi um explorador e naturalista Português do Sec XIX que de 1866 a 1897, viajou por Angola, estudando animais e plantas. Estas espécies foram enviadas para Portugal e depois vistas e classificadas por Zoólogos e botânicos. Muitas das espécies de aves, anfíbios lagartos, cobras, peixes e mamíferos descritos por ele eram totalmente desconhecidos e por isso muitos desses seres levam o nome Anchietae». (in Wikipédia).
    ———————————————————————————
    Regressando à Fauna e Flora dos jardins, hortas ou parques dos nossos bairros, deixo, apenas por graça, este trabalho da minha filha : Era uma vez uma senhora de pele muito clara que se chamava Sr.ª Batata e era casada com o Sr. Laranja e viviam muito felizes e saudáveis, porque comiam muitos vegetais. Ela era muito velhinha, tinha 82 anos e o seu esposo 83. Ela e o seu marido tinham duas filhas: a Batanaura e a Cenoutata. A Sr.ª Batata tinha muitos amigos com os quais gostava muito de conversar. Para além disso, adorava fazer crochet para que no Inverno toda a sua família estivesse quentinha. O Sr. Laranja passava os seus dias a ver televisão. Dia após dia, a Sr.ª Batata levantava-se e começava a varrer a casa de cima abaixo e o seu querido maridinho sempre sentado a ver TV. Este era mais um desses dias, até que a Sr.ª Batata lhe perguntou se ele a podia ajudar nas lides da casa mas o Sr. Laranja como era dependente da televisão, obviamente, disse-lhe que não. A mulher foi muito chateada para a cozinha e ele, arrependido da sua atitude, lá foi atrás dela dizer-lhe que não ligasse, que gostaria de a ajudar. Embora não o fizesse de vontade lá cumpriu a tarefa que lhe fora destinada e até foi ao supermercado.Uma vez feitas as compras, também decidiu que era ele que cozinharia o jantar: um belo peixinho fresco e saudável! A sua mulher e filhas reconheceram-lhe o esforço mas ficaram esfomeadas pois o Sr. Laranja percebia muito pouco de culinária. No entanto, este aparente esforço do Sr. Laranja foi sol de pouca dura e rapidamente regressaram os desentendimentos com a Sr.ª Batata de pele branca. De tal maneira se stressaram que adoeceram. As filhas mandaram chamar a Dr.ª Água e ela explicou-lhes que não se deviam preocupar porque por serem alimentos saudáveis iriam recuperar depressa. E assim foi! Ambos recuperaram e perceberam que deviam chegar a um entendimento pois, sendo alimentos saudáveis, estavam preparados para fazer as pessoas felizes e para eles próprios viverem em harmonia e felicidade.Ideia original: Mariana Lampreia

    mena Barata Adorei Mariana Lampreia, minha filha. Pode dizer-se «que tudo está bem, quando acaba bem»!

O ninho no ramo da nespereira, o abacaxi e as couves da minha horta.
Quiabos e sua flor.

FLÔR DA BANANEIRA !
Parque de Odivelas. Fotografia Filomena Barata

A todos os que participaram o meu abraço, ciente que vamos continuar a falar dos espaços verdes dos nossos bairros, pois são vitais para a nossa existência.

Gradualmente irei completando a informação, desejando que a nossa iniciativa possa ajudar a consciencializar os decisores, estando, contudo, convicta que em nós cidadãos reside grande parte da responsabilidade também.

Árvore do Fogo, Fotografia Jorge Peres

  1. Desculpa minha madrinha, mas sou um nabo completo nessa coisa de nomes de flores e árvores!! Bjs.
  2. Filomena BarataSusana Neves ou Sofia Palmeiro, ajudem-nos. Como se chama?

     ·
    • Susana NevesOlá! É a Árvore-do-fogo (Brachychiton acerifolius), já escrevi sobre ela nas crónicas.

      Assim fica a floresta depois dos fogos, postos no mato pela população nesta época do ano, Cacimbo tempo seco, frio. Mussende.
      •               
        • Helena Ferreira neste sitio , há uma razão particular para chegarem fogo ??? Lembro-me de queimadas para a caça ou para as terras de cultura …….

        • Alvaro Silva Sim essa prática é para a caça e para limpeza dos terrenos de cultivo… não é contudo uma pratica muito aconselhável pelo mal que o fogo provoca aos solos, alguns quais já de si muito pobres.

        • Helena Ferreira ‎… é bem do que me lembro ! Certo que esta pratica com solos pobres e sem água , a “colheita” deve ser mínima……
          Assim fica a floresta depois dos fogos, postos no mato pela população nesta época do ano, Cacimbo tempo seco, frio. Mussende.
    “Fauna e Flora do meu bairro”, neste caso, na minha rua…
      • Filomena BarataFantástica Jorge Peres. Como se chama afilhado meu?

      • Jorge PeresÉ uma árvore aqui da rua que dá estas flores pequeninas que parecem pequenos cálices; nome? Mas deve haver aí amiguinhas ou amigos que sabem concerteza. Desculpa minha madrinha, mas sou um nabo completo nessa coisa de nomes de flores e árvores!! Bjs.

      • Filomena BarataVou pedir ajuda à minha amiga Susana Neves para poder levar para o nosso blogue.

      • Filomena BarataSusana Neves ou Sofia Palmeiro, ajudem-nos. Como se chama?

      • Susana NevesOlá! É a Árvore-do-fogo (Brachychiton acerifolius), já escrevi sobre ela nas crónicas.

      • Filomena BarataEu sabia que tu “sabias”. Um beijo enorme. Logo já levo a fotografia e comentários para o nosso blogue.
    Aqui ficam estas singelas flores do meu bairro para que possamos dar continuidade à nossa ideia de falar dos outros habitantes, vegetais ou animais, fundamentais à nossa sobrevivência e à qualidade dos espaços onde vivemos. — comAnabela Chipenda e 11 outras pessoas.
    Foto: Jorge Peres,</p><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />
<p>Aqui ficam estas singelas flores do meu bairro para que possamos dar continuidade à nossa ideia de falar dos outros habitantes, vegetais ou animais, fundamentais à nossa sobrevivência e à qualidade dos espaços onde vivemos.

Jorge Lopes JorgeAgripina Maltinha e 6 outras pessoas gostam disto.

Cristina Ferreira Gândara Flores amarelas! Adoro!
Foto
  • Tu e Pedro Moreira Campos gostam disto.
    • Filomena Barata Aqui conseguiu, como fez?
      Meus amigos, a seu tempo aqui vai mais um fotografia que mostra uma árvore florida , cujo nome desconheço e que vou procurar saber como é que se chama , aqui nesta região de Mussende. Por curioso que pareça, ela floriu na época seca como podem bem testemunhar.

Tu, José CordeiroAna PortugalTomás Gavino Coelho e 3 outras pessoasgostam disto.

Filomena Barata Quem nos ajudará Alvaro Silva? Também eu gostava tanto de saber o que é.

Filomena Barata Quem nos ajuda a reconhecer?

Tomás Gavino Coelho Acho que vai ter mesmo que ser um habitante local… Confiemos no Alvaro Silva!

Jorge Barroso Álvaro se tiveres fotos do Mussende põe no facebook se faz favor,pois trabalhei no Banco Totta nessa terra linda.Um abraço obrigado.

Alvaro Silva Segundo informações por mim obtidas na região de Mussende onde esta árvore existe e local onde foi fotografada, o nome da árvore é “UTULA.”- As suas raizes são usadas para curar certas doenças , mas não me souberam dizer quais em Português.

Bicas Mira Um espanto! Andei tanto no mato mas não me lembro de ver coisa mais bonita, obrigada por mostrares

Margarida Rosa Morais Lindíssima, desculpe Alvaro Silva, roubei para mim.

Alvaro Silva Flor vermelha do mato que segundo informações prestadas pelos habitantes da Região de Mussende onde , foi fotografada, chama-se “LOMBALA”. As raízes desta planta são também usadas como medicamento, numa infusão para o alívio da “DORES DE BEXIGA”.

Ana Portugal ‎Alvaro Silva, já que falaste em medicamentos, ainda se continua a tomar o quinino todas as semanas? ou deixaram de fazer prevenção?

Tony Abreu Alváro Silva. quando puder veja se coloca aquelas ervilhas muito saborosas que dão para fazer sopas e esparregados. Acho que se chamavam olombua ou coisa no género. As folhas eram arroxedas no centro. Uma maravilha como esparregado.

Alvaro Silva

Ana, já não se usa o Quinino como preventivo , nem o Daraprin, pois segundo os entendidos na matéria( Direcção Nacional deSaúde Pública) essa forma de prevenção levou a que houvesse resistência e muitos dos antipalúdicos usados, como roche…

Alvaro Silva Vou ver se consigo satisfazer o seu desejo amigo Tony , embora as informações que me forneceu sejam muito vagas. Ervilhas, pressupõe vagem, esparregado com ervilhas desse género nunca vi, conheço sim esparregado, mas feito com legumes, couve, espinafre, até mesmo gimboa. Vou procurar alguém mais dotado que eu em termos de culinária para ver se encontro o que pretende. Um abraço. Estamos Juntos.

Tony Abreu São umas plantinhas selvagens que no inicio do tempo das chuvas nascem. São aos milhões e todo o pessoal apanhava as folhinhas. No centro eram arroxeadas. Muito bom mesmo.

Tony Abreu Nalgumas zonas chamavam-se olombua se não me engano.

Alvaro Silva Anotei o nome , vou começar a aprtir de hoje e com esse nome , a minha pesqueisa
Flor do mato aparece nesta época de estio em certas zonas do país , tive a oportunidade de as ver em Malange, Libolo, Mussende, Cuanza – Norte.
Flores do mato- Caculama (Malange).
Não gosto ·  · Seguir publicação · há 2 horas

Margarida Rosa Morais Trombeta chinesa.

Margarida Rosa Morais Campsis grandiflora – nome técnico ou científico.

Filomena Barata Vou levar amiga. Uma boa noite.

Maravilhas do meu bairro

Margarida Rosa Morais Trombeta chinesa.

José Cabrita Nascimento, Pedro Moreira Campos e 2 outras pessoasgostam disto.

A LENDA DAS AMENDOEIRAS….

Quem quer contá-la??? Algarve

·

Salvador Salgueiro Quintas Era uma vez um poderoso governador Mouro que se enamorou, raptou e levou para o Garbe, uma princesa do Norte da Europa. Nesse país, no Inverno, caíam nevões que tornavam a apisagem de um branco fulgoroso. No Garbe, o Sol radioso, o Mar azul…Ver mais
Salvador Salgueiro Quintas Como forma de agradecimento, a princesa viveu com ele até ao fim dos seus dias. Foram felizes para sempre, e ainda hoje, quando vemos uma abelha andar de flor em flor, não sabemos se são os enamorados à procura um do outro.

há 6 horas · Gosto

Salvador Salgueiro Quintas Pssora, Está du baril?

há 6 horas · Gosto

Maria Celeste Gerald a estratégia para a partilha resultou …,…ainda consigo motivar alunos…muito bem.Adorava contar a lenda aos meus alunos

Maria Celeste Gerald bué de baril…

Salvador Salgueiro Quintas Serrana linda, só tu para me fazeres recordar a lenda das amendoeiras. Claro que consegues motivar. E aqui não é pela tua beleza, mas sim pelo que essa beleza encerra dentro. Quando se olha para ti, fica-se mais pela magnificência da fechadura e das outras ferragens, do que sobre os tesouros que não mostras.

Vamos continuar a conhecer a Flora e a Fauna dos nossos parques e jardins? Desta vez trago-vos um plátano que fica num jardim infantil em Pedrouços — com Anabela Chipenda e 8 outras pessoas.
Foto: Vamos continuar a conhecer a Flora e a Fauna dos nossos parques e jardins? Desta vez trago-vos um plátano que fica num jardim infantil em Pedrouços

Jorge Peres; Ana Portugal; Maria Celeste Gerald; Agripina Maltinha; Anabela Chipenda; Margarida Rosa Morais; Pedro Moreira Campos; Sofia Palmeiro, vamos continuar a dar a conhecer as árvores e animais dos nossos bairros? Bom dia para vós e todos os demais.
Foto: Jorge Peres; Ana Portugal; Maria Celeste Gerald; Agripina Maltinha; Anabela Chipenda; Margarida Rosa Morais; Pedro Moreira Campos; Sofia Palmeiro, vamos continuar a dar a conhecer as árvores e animais dos nossos bairros? Bom dia para vós e todos os demais.
Tu e Ana Portugal gostam disto.

Filomena Barata

Também é para ti Arlinda Maria Cohen e Cristina Mendes para continuarmos. Deixo aqui apenas como apontamento, pois à palmeira me dedicarei noutro local este link. Contudo, lembro que as palmetas são comuns na iconografia romana e que, a par…tir do século XX, é vulgar encontrar uma palmeira em cada monte do Alentejo, http://www.significado.origem.nom.br/nomes/palmeiras.htm, havendo quem defenda que isso se deve a uma influência brasileira.Ver mais

www.significado.origem.nom.br

Em buca da paz a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que brigar. Não é ca…paz sequer de se imaginar vivendo ao lado de pessoas que se relacionam na base de tapas e berros, mesmo que sejam elas sua mãe, seu pai ou o grande amor da sua vida. Além de paz, seu coração vive em busca de muito de amo…Ver mais
 · 1

Filomena BarataExactamente no Brasil, a palmeira-imperial (Roystonea oleracea (Palmae), ao que se sabe plantada em 1809 pelo rei português D. João VI que aí instalou a corte, acabou por tornar-se o “símbolo do império” em meados do século XIX.

 · 1

Jardim do prédio onde vivo hoje foi meu dia de cortar relva!!
Tu, Isabel Lorenzo e Suzana Cortez gostam disto.

Humberto Horta Alves GóisMt. verde nesta Terra, em contraste com Algarve, linda esta Naturesa!!
  • Filomena BarataBoa tarde, peço desculpa por ser intrusiva. Mas posso partilhar também no nosso blogue, uma vez que estamos a trabalhar sobre espaços verdes? Vou deixar o link para poder ver.
Humberto Horta Alves Góis Claro Amiga Filomena Barata!

-e-a-fauna-dos-nossos-bairros/
Tempo seco – “Cacimbo”- época das queimadas e da Caça – aqui vemos miúdos nessa actividade e um deles tem ás costa uma “Paca”, também chamada “Cambuíge”, “gimbuíge”- um roedor, praga para os agricultores, pois estragam-se as lavras de mandioca , de batata doce. a carne deste aminal é muito apreciada, comem-na fresca, seca ou defumada. Esta foto foi tirada, nos arredores de Calulo- Libolo- Cuanza-Sul.
Não gosto ·  · Não seguir publicação · há 16 horas

Maria Celeste Gerald Tenho um utensílio igual a esses que os miúdos usam.

há 15 horas · Gosto

Maria Cândida Antas Grilo Mas é super saborosos !
Sandra Morais que boas e que agua fazem crescer na boca
Ivone Barbosa A minha linda Mangueira,deu tanta manga que eu tive de fazer puré com um pouco de açúcar e tenho guardado no congelador para depois fazer sumos bolos deliciosos,esta manga é muito doce e perfumada eu as como com a casca.
quem sabe o que isto é?
quem sabe o que isto é?
Mamão, melancia, abacaxi e quiabos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: