Publicado por: Filomena Barata | Março 7, 2012

Luísa Monteiro, uma aventura queiroziana

 Uma aventura queiroziana
Em Frankfurt

Sofia

Fiquei de escrever-te aquando da minha estadia em África, o que não consegui. Os dias foram muito agitados e curtos, passaram a correr.
Para te compensar da minha falta, venho contar-te uma aventura que vivi no aeroporto de Frankfurt. Prepara-te
Cansada das horas de viagem desde Johannesburg, vi-me a percorrer aquele imenso e infindável aeroporto, na procura da “ Gate” de embarque. Levava pendurada no meu delicado braço ( com os anos, pele e músculo vão esticando e tornam-se finos ) uma maleta com 7 kilos de bugigangas. Patetice! Digo sempre em cada viagem que nunca mais carrego pesos. Mentira. Levo sempre mais.
Chegada à porta indicada no bilhete, Gate 17, vi-me e mudar de porta 3 vezes. Change diziam os funcionários. Chateadíssima lá entrei na última porta indicada e dirigi-me para a passadeira de inspeção de bagagem. Coloquei a maleta, a carteira e o casaco sobre dois tabuleiros que de imediato deslizaram para o túnel de raio x. Passei para o lado contrário e o funcionário que havia sido alertado para o conteúdo da minha mala, começou ali à frente de todos os passageiros que vinham atrás de mim, a retirar os objetos que lá estavam. Eu, solícita, ofereci-me no meu pobre inglês para o ajudar e ouvi-o dizer – Just let it. Deixei pois. Nisto descobri qual era a razão da sua busca: “ A Ilustre Casa de Ramires”!!
Eu colocara entre um sutiã e uma lindíssima peça de algodão moçambicano, o meu livro do Eça de Queiroz. A capa dura do livro com esplêndidas letras desenhadas, conferia-lhe uma imagem à altura do seu título: uma coisa nobre e ilustre.
O funcionário agarrou no livro, deu-lhe uma volta e chamou uma colega. Esta agarrou no livro, olhou para mim e disparou – Follow me.
Eu, que primo pela credulidade, cheguei-me a ela e disse, ajeitando o meu melhor inglês que me saía todo ao contrário, ridículo – Lady this is big, BIG, BIG!!! E com o dedo em riste apontava o nome do nosso Eça.
Valha-me Deus – pensava – não me sai uma palavra direitinha e a tipa pensa que eu roubei o livro!
E continuava – I have ten books like thes in my house!
Mas a germanófila continuava de livro na mão e – Follow me.
Eis que chegámos junto a um terceiro funcionário que avançou para nós de aparelho na mão e o fez deslizar por todo o livro, por fora e por dentro.
Foi aí que eu vi os ilustres cavaleiros, condes e barões, habitantes da bela Torre dos Ramires, virados de cabeça para baixo, abanados, sacudidos ao sabor do técnico alemão, perito em descobrir criminosos onde era suposto ver-se uma inocente senhora de olhar sonhador. E nem a minha longa experiência profissional, quase sempre ligada ao crime me alertou para o insólito da situação. Tudo me parecia pura rotina para cumprir serviço. Nada disso.
Então oiço dizer – Ok, you’re dismissed.
Incrédula, afinal, virei-me e levei sob o braço esquerdo, o meu companheiro de tantas horas, o meu Eça.
E só depois, muitas horas depois, eu descobri que a minha pequena figura frágil, de olhos azuis, emoldurados por uns cabelos de prata, lhes terá feito imaginar que eu seria um disfarce perfeito para traficar droga e que esta estaria escondida, disfarçada, num livro de capa e lombada dura, todo enfeitado com letras em relevo, apregoando um nome desconhecido, talvez inventado por uma portuguesinha de meia tigela.
Decididamente não gosto daquela gente,
Agora, passados estes dias, julgo ter valido a pena ter vivido este episódio grotesco. É que irei sentir-te a rir E…tenho de aprender uns palavrões em inglês e talvez em alemão
Também para, em casos semelhantes, não ficar engasgada e fazer figura de parva.

Beijos queridíssima e até um dia destes.

Raquel


Deixe uma Resposta

Categorias

