Publicado por: Filomena Barata | Fevereiro 4, 2012

Minha cidade mestiça, José Jacinto

 
 
Minha cidade mestiça
de beleza estonteante,
tua Gente não foge à liça,
tens berço de Diamante.

És 15 de Agosto e Maxinde,
és Katepa e Quissol,
Ritondo e Vila Matilde,
és Algodão, Girassol.

És Rua Gago Coutinho,
fronteira do Bairro Azul,
41, era o meu Ninho,
na Rua que ia para o Sul.

És Seminário e Liceu
e Escola Industrial,
Colégio das Madres, que eu
da rua via no final.

És Catembe e Pic-nic,
Rex, Flórida e Capri
e o Arcádia em despique
pelo melhor Fino daí.

És branca, preta, mulata,
forte é a tua mistura,
és Lavra, Queimada, Cubata,
tens palmeiras e verdura

És Carreira de Tiro, Bº Indígena,
Escola 74, Sarmento, Gama,
teu livro tem na penúltima página,
uma história euro-africana.
És Merengue e Rebita,
és Marimba e kissange,
e tens paisagem bonita
na tua Baixa de Cassange.

Quedas, Duque de Bragança,
sinónimo de Kalandula,
Pic-Nics, passado, criança,
numa infância de ternura.

És Sporting e Ferroviário,
Parque de Jogos, Atlético,
Lengluka rodoviário,
Hóquei em Patins frenético.

És Pitanga e Fruta-pão,
és Celeste e Andorinha,
carros de arame ou papelão,
cabelo liso, carapinha.

És Gaiato e Polígono,
Quéssua, Campo de Aviação,
de Palanca Negra é o teu signo,
de Leão, teu Coração.

És moamba e kalulu,
manga, ginguenga, goiaba,
cana-de-açúcar, jindungo,
paracuca, farinha torrada.

És Ritondo e Kizanga,
és Lagoa do Leonel,
és Ki-Pacaça, com banga,
Fazenda do Sr. Pimentel.

És Kangando e Kangambo,
és Canâmbua e Quibaba,
és Cerâmica transformando
a argila que não se acaba.

És Cambondo e Caculama,
descanso de Zé do Telhado,
homem Bom, de grande fama,
degredado e venerado.

A seguir, Talamungongo,
depois, Nova Gaia, Lunda,
no oposto, Pungo Andongo,
Pedras Negras, Velha Segunda.

És Lombe, Cota e Cateco,
Caxito, Sª Maria, República,
ao falar de ti não peco,
minha saudade é pública.

És Quela e Cabatuquila,
és Xá-Muteba e Xandel,
onde o Contratado fez fila,
trocando algodão por fel.

És Cambaxe e Mofuma,
és Caombo e Bange-angola,
Rainha Ginga tiveste uma,
herdeira do Reino Ngola,

Tua, é a Palanca Preta,
teu é Kuige e Cangandala,
de Kiluanji és bisneta,
foste Casa Grande e Sanzala.

És Capopa e Lucala
no Kuanza vais navegando
és Mukixe e Catala,
é a ti que continuo amando

Hoje …
O Mapa da minha Terra
tem a forma do meu coração
e faz fronteira
com os rios da minha Saudade!

III

Malanje, minha Terra,
Malanje, minha Vida,
Malanje venceste a Guerra,
mas tua Palanca está ferida.

Malanje já recupera
deitada no Planalto,
e hoje cobre a sua Terra
com Paz, Brita e Asfalto.

Malanje não é Quimera,
Malanje é sempre Flor do Mato,
como a baptizou Cerveira,
que a abençoa lá do Alto.

Malanje das cinzas renascida,
qual Fénix, ressuscitou
do fogo, que a deu por vencida,
mas foi Ela que o queimou.

E como sempre, de mão estendida,
a todos já perdoou,
e até à Queimada está agradecida,
pois foi quem a regenerou

Malanje pelo Mundo espalhada
por via da Gente que partiu
e se viu “entornada”, refugiada,
num país a Norte e frio.

Malanje da Gente que ficou,
porque não teve alternativa,
e na guerra morreu, sofreu,…e amou,
lutou, venceu… a Chama está Viva.

Malanje, teus Filhos são
Os que ficaram e Os que não.

TODOS te trazem no Coração!

Malanje….
Do Rei Kiluanji
e da filha herdeira Ginga,
primeira Rainha de Angola…
baptizada Anna de Sousa,
Senhora do Reino Ngola,,
que Angola é ainda!
Malanje, onde repousa
Zé do Telhado, degredado Irmão,
q’inda hoje é recordado
e digno de veneração.

Palanca Preta…
Bandeira…
Símbolo…
Protecção…
Cassange, …
Sofrimento…
Kimbo…
Algodão….

Malanje do meu Coração.

Mesmo longe de ti,
Malanje,
te tenho perto
e aqui
como funge
no deserto,
com a fuba
da minha imaginação.

Malanje,
Bênção.
Malanje,
dá-me a Tua Mão!

Zdjango

Baixa de Cassange, Fotografia de Lito Martin


Deixe uma Resposta

Categorias

