Publicado por: Filomena Barata | Dezembro 23, 2011

Álvaro Silva, Falar de Natal

 
 
 

 
Bom dia dia meus amigos de cá , bom dia meus amigos de lá.

Falar de Natal é falar de festa é falar do nascimento de Jesus, missa do galo, é falar de familias , acepipes , comes e bebes, presentes para amigos e familiares.
Nos grandes cascos urbanos hoje é o dia derradeiro de compras e a azáfama na escolha dos presentes e das fainas domésticas. Vive-se um clima de ansiedade e de espectativa tanto nos adultos como nas crianças.
Espera-se com algum nervosismo a hora da abertura das prendas. As crianças tornam-se impacientes e irriquietas e os adultos esmeram-se nos últimos preparativos da ceia de Natal.Bacalhau de molho, batatas, pencas(Couve tronchuda), azeite doce virgem, vinagre de vinho, serão os ingredientes para a ceia em muitas familias. O perú será o prato principal em outros lares. Bolo- rei, arroz doce, aletria, rabanadas, filhoses, sonhos, pudin, leite creme, fular de carnes várias, bolos caseiros serão algumas das iguarias que farão parte do cardápio de muitas casas,sobretudo nas mais abastadas.
Aqui neste lugarejo onde me encontro, vive-se o clima da festa Natalina, mas não com a intensidade dos grandes centros. Nas casas humildes dos operários da Fábrica da Eka, da Barragem de Cambambe e dos empregados do pequeno comércio vive-se a acalmia de um dia normal, somente se nota o aumento do número de transeuntes pois há afluencia de gentes vindas de outros lugares para se juntarem as suas familias.
A humildade das gentes, o fraco poder compra impõe algumas limitações, sobretudo no que toca a alimentação. Poucas são as familias que seguem a velha tradição herdada dos portugueses. Há sim, uma certa melhoria na alimentação, onde constará o sempre imprescindível funge, acompanhado com carne de frango , cabrito ou porco de criação própria. A cerveja sobretudo a Eka será bebida a rodos por ser barata e pelo facto da Cervejeira local, agraciar os seus trabalhadores com grades de cerveja, muito procurada nestas alturas. As familias reunem-se nos quintais de chapas de zinco e aí fazem a sua festa, ouve-se música, pois este povo, é alegre e divertido. Juntam-se vizinhos familiares e amigos e é grande a algazarra e por vezes há mesmo brigas por excesso de bebida, mas é notória a alegria em todos os lares e em todas a familias. É costume aqui convidarem-se os amigos e as pessoas conhecidas para padrinhos de Natal, sendo essa a forma encontrada para se ganhar algum presente de algum padrinho mais generoso.
Nesta altura os afilhados visitam os padrinhos e há a troca de presentes.
Poucas ou mesmo raras são as crianças que recebem brinquedos como presentes. Não há árvore de Natal , nem presépios, mas há uma alegria sã e honesta, livre de hipocresias e de cinismos.
Vestem-se as melhores roupas e há também as visitas familiares, há baile e dança , com música alta noite a dentro, o convívio não é restrito, vizinhos, familiares e amigos entram todos uns nas casas dos outros , convivem e partilham com alegria e satisfação, há sempre uma cervejinha fresca ou não para o kamba que chega e um banquinho de madeira tosco para esse kamba que chegou se poder sentar e participar do convívio. É assim este nosso povo, partilha com os amigos e vizinhos o pouco que tem, comem todos no mesmo prato. Há respeito, há amizade e nos sorrisos abertos nota-se a alegria e o prazer da companhia.
As conversas são variadas, normalmente andam sempre a volta de familiares, de doenças e de óbitos, de separações e “amiganços” onde todos participam e dão a sua opinião, sendo a opinião do membro mais velho a que prevalece e é respeitada.
Assim vive este povo, de forma simples e humilde, partilhando o pouco e dividindo com o seu amigo, o seu vizinho, até as crinças partilham o único rebuçado, ora chupo eu , ora chupas tu … como é bonito de se ver meus amigos. Aqui vizinho é famila e amigo é irmão.

Trouxe-vos isto, não sei porque, mas escrevi assim de forma espontânea e aqui partilho.

Alto Dondo – Dezembro 2011.

Álvaro Silva.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: