Publicado por: Filomena Barata | Agosto 9, 2011

Filomena Barata, Viver e morrer

Fim do dia. Costa da Caparica 2011. Fotografia Filomena Barata

Magoito, Agosto 2011.
A todos os meus amigos.
Ao amor que ainda não matei dentro de mim.
 
 
 
já arrumei memórias, tantas e tantas mais
já pari e, por isso, plantei uma árvore feita de esperança                              
já chorei insónias longas,
mas também muito sorri

fiz os livros que ditam os mandamentos
tentando dar sentido às palavras que se foram cozendo entre si

já passeei por jardins de luz, por entre silêncios e multidões

já vi morrer e matar, guerras da vida que nem sempre são as naturais

enterrei mortos meus, cerrando as portas à descrença
e esqueci dores, transformando-as em lembranças

aprendendo a dizer-lhes até sempre, até já

já viajei, dentro e fora de mim
sonhando prazeres que nem sempre encontrei
e, contudo, cruzei montes, vales e oceanos daqui e dali

julgando que os ia poder abraçar

já tive amores e desamores
mas crente sou ainda que o último é sempre o maior

sei que o será

já fui rica e pobre; fiz contas de somar e diminuir
saldando as que havia a pagar
cigarro aceso noite fora, sem saber como o ia fazer

já avaliei e fui avaliada
testes mais não poderia haver, porque poucos humanos os conseguiriam passar

já me preparei para morrer,
encomendando aos Céus os testemunhos meus

por isso, por isso e tudo o mais, agora quero e sem medo o direito a viver!

E viverei sem esperar a licença de ninguém, porque não a pedirei,

pois seguirei caminho, cruzarando os mares da minha fé.

 
 
 
 
Responses

  1. Beijinho minha madrinha. O resto tu sabes.


Deixe uma Resposta

Categorias

