Publicado por: Filomena Barata | Junho 14, 2011

Álvaro Silva. Acordei hoje

Álvaro Silva

Luanda, fotografia de Filomena Barata, 2010

Alvaro Silva

Acordei hoje … não sei… mas acordei com a vontade de vos dizer isto, uma crónica (???) cronicada e sem título, nuda e desnuda como a minha alma.

Caros.

Luanda cidade dos camundongos, dos calcinhas e dos pipis. Dos bairros Cazenga, Operário, Smbizanga, Miramar, Maianga,Praia do Bispo, Samba e Ilha e mais ….

…Acordou hoje, esta nossa cidade, cinzenta, fresca sem sol, nem calor. O pregão da peixeira zungueira… é carape, é carapé, ué….é cachuchu ué…ecoa nos meus ouvidos, misturado com os barulhos dos motores e das estridentes buzinas dos veículos que cruzam a rua da Liga Nacional Africana e seguem em direcção ao derrubado Quinaxixe. No ar paira o cheiro a maresia arrastado pelo vento que vem do mar, do lado da Ilha e do Miramar, cruzando o velho cimitério do Alto das Cruzes e a mistura o pó das ruas levantado pela borracha dos pneus dos veiculos que marcham sobre este asfalto, num frenético passa e repassa. No rosto dos transeuntes as mais variadas expressões, rosto franzidos espelham as precupações do dia que agora começa, sorrisos e um bom dia dirigido a algum conhecido, mistura-se nesta amálgama de sons diversos, apertos de mãos são tocados entre os conhecidos que, apressadamente, cruzam os irregulares passeios, e por vezes um apressado dá licença, dirigido ao que parou para uma conversa rápida com o camba que apressado e de passo estugado que segue em direcção ao local de trabalho.

– Vai uma graxa? põe o pé aqui mó cota… é só cinquenta, vou te dar um bom brilho nos “pisos” kota, vem só, pisa aqui só… – diz o engraxar sentado debaixo de um prédio com a caixa entre as pernas encardidas de pó e com as costas apoiadas num dos pilares do prédio, batendo com a escova segura por dedos pretos de graxa. Uma T shirt, com as cores da nossa bandeira esconde a magreza do corpo, na cabeça um encardido e descolorido boné encobre a carapinha dura de cabelos encaracolados, olhos vivos negros como o continente da terra que o viu nascer buscam irrequietos o cliente que lhe trará os primeiros 50 kz para o matabicho que em estomâgo vazio de ontem, espera hoje a “Chandula”(Sandes) de pão com chouriço vendido pelas zungueiras(quitandeiras) nas ruas da cidade, molhada que será com uma Blue tamarindo (sumo), muito do agrado destas pessoas do meu Povo…Atravesso rua em direcção ao meu carro e imbuido nos meus pensamentos abro a porta e logo o ardina interrompe os meus pensamentos pondo-me a frente dos olhos as edições matudinas de alguns jornais da capital de onde destaco o Jornal de Angola…. è só 100 nó kota, tem boas notícias, vai? – diz o puto separando o jornal do grupo de outros que pesadamente carrega no seu braço esquerdo, ondo o ombro roto da velha t shirt que um dia fora branca mostrava o ombro negro que despudoramente espreitava, pelo buraco da camisola. Aceito o jornal, pago-o e o ardina com um sorriso simpático de dentes brancos diz-me – vai te cuiar mó kota, tem boas notícias !… e lá se foi arrastando os velhos e gastos chinelos de enfiar o dedo, made in Brazil… E com o ardina tbm, meus pensamentos se deixam destes cogitos e obrigam-me a centrar as atensões no denso transito da rua, que fervilha de gente que caminha nas mais diferentes direcções.Meus pensamentos ainda voam vertiginosos e neles vejo o rosto amado de meus filhos, Alvaro e Alzira e o de minha mulher Rossana que me esperam, numa longa espera de seis intermináveis meses. Traço um rumo imaginário em direcção a Agência de Viagens que tudo tratou para o sempre fatigante voo de 7 intermináveis horas até Lisboa. E fui…

Álvaro Silva

Deixe uma Resposta

Categorias

