Publicado por: Filomena Barata | Junho 7, 2011

Filomena Barata, Sto António e «Uma Visita a Portugal» de Hans Christian Andersen


E, não tarda, a cidade com o seu Santo António, padroeiro de Lisboa, vai bailar.

Santo António de Lisboa
Lisboa-Pádua
1195-1231

«Exímio Teólogo e insigne mestre em matérias de ascética e mística”, como o descreveu o Papa Pio XII.

O Santo que pregava aos Peixes, porque sabiam ouvir e não falar, nasceu em Lisboa, em 1191 ou 1195 (não se sabe ao certo) e morreu em Pádua a 13 de Junho de 1231, sendo este último o dia da cidade de Lisboa.
Iniciam-se nesta altura as célebres «Festas Populares» que trazem alegria a todos os bairros antigos da cidade que, com elas, ficam todos “engalanados”, bem como as marchas de Lisboa, conhecidas internacionalmente.

Santo António, que foi, inicialmente, frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, deu sepois entrada no Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito. Em 1220, tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo em Portugal, em Itália e em França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador da Ordem. Foi professor de Teologia e grande pregador, tendo falecido em Pádua.

A propósito dos Santos Populares citarei o célebre escritor de muitas das histórias da nossa meninice, Hans Christian Handersen, na sua «Visita a Portugal», referindo-se aqui à cidade Setúbal, que foi visitar com amigos seus:

«Era festa de Santo António. Lá fora, na noite, flamejavam grandes archotes, alguns nas colinas até onde a vista odia alcançar, outros em frente das casas da gente do povo, nos jardins de laranjais. Rapazes novos e donzelas dançavam à volta da fogueira até de madrugada. Setúbal inteiro estava brilhante e glorioso, com archotes e mais archotes nas praças, nas ruas e ruelas. Subiam foguetes da cidade, das embarcaçõesm e até dos canaviais no areal, onde um marujo solitário ou pastor se encontrava por acaso.
O nosso vizinho Martins levou-me à cidade (…) para que pudéssemos assistir áquela glória flamejante (…). Chegámos num instante ao pé das luzes ofuscantesdas grandes pilhas de chamas diante dos edifícios; continuámos em frente até chegarmos ao meio da cidade; (…) quase rodas as pessoas andavam na rua, grandes multidões enchiam as ruelas, onde, num sítio ou noutro, havia uma figura de Stº António iluminada com lamparinas, ou um altar iluminado com velas em honra do santo. Uma procissão inteiramente constituída por gente do mar desfilava, seguida por mulheres e crianças, com cantigas e músicas de flautas, gaitas e tambores. Em algumas ruelas por onde tivemos de passar, não tiveram outro remédio senão seguir através das fogueiras. rapazinhos seminus divertiam-se a saltar por cima das labaredas; saltavam brasas de carvão e faúlhas em todas as direcções. Fogos de artifício e foguetes voavam por cima e até or baixo de nós; irrompiam, rabiavam e silvavam pelo chão (…).»

A Hans Christian e à sua viagem voltarei pelo S. Pedro.

Aproveito para mandar um Beijo de Parabéns à Antónia Tituré, cujo nome é a versão feminina do Santo, pelo facto de ter nascido no seu dia e que teve a bondade de oferecer ao nosso Grupo o símbolo do Dia da criança.
Se puder, era bom poder visitar Pádua nesse dia, uma vez que se encontra actualmente em Itália.

Anúncios

Responses

  1. Comentários deixados no Facebook:

    Beatriz Maltez Olá Aqui em V. N. Famalicão também está a decorrer as festas Antoninas e dia da Cidade é dia 13 de Junho. Um abraço
    7/6 às 17:38 ·
    Filomena Barata Abraço Beatriz, caso queira comentar no nosso blogue e completar ainda mais a informação pode fazê-lo. Seria um óptimo contributo.
    7/6 às 17:40 ·
    Umbelina Fresco JA CHEIRA…. Temos que ir provar as sardinhas
    7/6 às 20:31 ·
    Filomena Barata Vamos, pois!
    Filomena Barata Por favor, podem-me dizer se há locais em Angola onde se festejam os «Santos»?
    Quarta-feira às 12:39 ·
    Geninha Cid MUXIMA!!!!
    Quarta-feira às 13:24
    A carregar…Alvaro Silva Festas da Senhora do Monte Huila
    Ontem às 10:11 · Não gostoGosto · 2 pessoas
    A Filomena Barata Vá lá, fala-nos um pouco disso!
    Ontem às 10:13 ·
    Alvaro Silva Mena, sei muito pouco sobre a tradiçional Festa da Senhora do Monte na Huila. O que sei e o que me atrevo aqui dizer é que em muito se assemelha as festas dos Santos Populares. Em Angola havia em todas a cidades essas festas com marchas, feiras, carróceis, como por certo deves estar recordada.ainda hoje se fazem as festas em comemoração da fundação de cada cidade.
    há 23 horas ·
    A carregar…Alvaro Silva Esses vasos são de manjerico???
    há 23 horas ·
    Filomena Barata Aim amigo!
    há 23 horas · Alvaro Silva Ainda há poucos dias se comemorou a data da cidade do Dondo, só que não houve carroceis, nem marchas, nem as barracas com as aromáticas e delicosas farturas, filhoses…etc, mas foi muito divertido.
    há 23 horas ·
    Alvaro Silva Hoje já não se canta a …”A marcha já é velhinha , mas tem a alma sempre nova…” Hoje temos o ritmo quente do Semba e da kizomba e o ritmo alucinante do kuduro e uma nova versão do kuduro a que chamam DUKAMBUÀ, palavra de origem kimbundu que quer dizer Cão.Não me perguntem o porque do nome, porque não vos saberei dizer. …Estamos Juntos.
    há 22 horas · NManuela Freitas O que eu sei das Festas da Senhora do Monte é que eram festas em tudo semelhantes às realizadas na Ilha da Madeira, pois essa tradição foi levada pelos colonos madeirenses para a Huíla. Mas deixo-vos aqui um apontamento em como são essas Festas da Senhora do Monte na Madeira http://www.folclore-online.com/festas/txt/festa-senhora-monte.html
    há 21 horas · Não gostoGosto · 2 pessoas
    Alvaro Silva e tu gostam disto.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: