Publicado por: Filomena Barata | Maio 28, 2011

António Barata, O Palácio de Ferro, Luanda

Palácio de Ferro 3, fotografia de António Barata

O Palácio de Ferro é um edifício histórico de Luanda, em Angola, que se crê ser da autoria de Gustave Eiffel ou de um seu discípulo.
A história do edifício está envolta em mistério, já que não há registo da sua origem. Acredita-se que a estrutura em ferro forjado tenha sido construída na década de 1890. No entanto, o navio que a transportava acabou por ser desviado da sua rota pela Corrente de Benguela, naufragando perto da Costa dos Esqueletos, em território angolano.
Durante o período colonial o edifício gozava de grande prestígio e foi usado como centro de arte. Após a independência de Angola e a subsequente Guerra Civil Angolana, o palácio entrou em ruína e o espaço envolvente foi transformado num parque de estacionamento.


Graças ao financiamento da empresa diamantífera angolana Endiama, o edifício foi inteiramente restaurado pela empresa de construção brasileira Odebrecht.
O Ministério da Cultura de Angola está ainda a decidir a utilização futura do espaço: um museu dos diamantes ou um restaurante parecem ser as opções mais prováveis.
Originalmente o Palácio de Ferro não estava destinado a Angola, mas sim para ser erguido em Madagáscar .
O governo Português de então negociou o salvado do náufrago, a estrutura foi salva e ele acabou sendo montado em Luanda.

Além das obras de restauro, também foram contratados os serviços de recuperação da área externa do Palácio, compreendo a execução de toda infra-estrutura básica, pavimentação, paisagismo e iluminação.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: