Publicado por: Filomena Barata | Maio 2, 2011

Ao meu amigo distante e tão perto. A Nguimba Ngola

 

Ia-te contar como me orgulho de ser angolana como tu.
De como sei que é importante para os Humanos saber perdoar ( e não te falo do perdão dos católicos que tem o Castigo divino como “cutelo”) erros e não julgar a História sem a entender primeiro.
De como menina me custou deixar a minha terra e ouvir dizer, vai, porque és pálida de mais: branca serás.
Pagava eu as contas de tantos erros atrás que não entendia, mas que consegui perceber depois.
De como cheguei a um país pequenino, tão amesquinhado estava, que parecia mesmo o «Portugal dos Pequeninos» porque não tinha o tamanho da África que me viu nascer.
De como me senti tantas vezes perdida nesse vai e vem, nesse cá e lá. De um lado “vai embora para a tua terra”, porque se não defendes o Portugal ainda de estrutura mental colonial nada estás cá a fazer. Mas se por mulher de esquerda te tens, mais ainda tens que voltar.
E voltar para onde, para que lugar????
 
Sei que não te lembrarás. Não to permite a idade e o que ouviste contar é uma parte, como a minha será.
Ia contar-te com orgulho e comoção como hoje me senti no meu país.
Este que nós conseguimos criar. A meio de tudo e de nada. Construído de crença e de poesia.
De pessoas que, como nós, acreditam em laços que se sobrepõem a tudo e a qualquer lugar.
A ti que hoje me ouviste chorar agradeço tudo.
O estares aí, nesse lugar igual ao meu! Um enorme e sincero abraço! E o resto do poema «Havemos de voltar» que não te consegui ler até ao fim.
Porque o Amanhã é a História que nós dois conseguirmos contar.
 
(sei que o dia foi demasiado emocional, mas não quis, não pude, deixar de te escrever: era urgente).

O Denge, "o rio da minha aldeia". Fotografia Filomena Barata, 2010

Deixe uma Resposta

Categorias

