Publicado por: Filomena Barata | Abril 9, 2011

Filomena Barata, O mundo é do tamanho que nós quisermos


Na sequência da minha deslocação a Angola, de onde sou natural e também cidadã, tive a sorte de conhecer o Sr. Director do Instituto Nacional da Criança, com quem tive a oportunidade de conversar demoradamente, tendo-lhe sugerido, caso merecesse a anuência do Município do Redondo, um acordo de colaboração, ou uma eventual geminação entre as duas cidades, centrada na Infância. Sugeri ainda que o projecto pudesse ter como a ideia central o desenvolvimento integrado, a formação, a ocupação dos tempos livres das crianças, podendo Angola potenciar a Natureza e o Património Natural como veículo de um crescimento saudável e o Redondo, Portugal, potenciar o seu Património Cultural, como veículo de formação também para a cidadania, tanto mais que tive oportunidade de muito reflectir sobre esta matéria quando ocupei o cargo de responsável da Direcção Regional do IPPAR no Alentejo.

Assim, o projecto de colaboração poderia ter, do meu ponto de vista, como ideias mestras para desenvolvimento as que sintetizarei:
 
Conceito: A Infância e o Crescimento na Cidadania e na Igualdade
 
Objectivos Gerais: Criar uma parceria/eventual geminação entre duas cidades: Redondo, Portugal e Novo-Redondo (actual Sumbe), Angola.

http://www.cm-redondo.pt/pt/CM-Redondo.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/angola/kwanza-sul.php

Objectivos específicos: Viabilizar uma concertação de esforços no sentido de permitir um crescimento mais equilibrado, de acordo com os Direitos da Criança, universalmente aceites, designadamente os seguintes: • os direitos relativos ao desenvolvimento (ex. o direito à educação) • os direitos de participação (ex. o direito de exprimir a sua própria opinião) Público alvo: As crianças, tendo em mente as definições internacionais. Conteúdos a desenvolver: 1 – Na área educativa e pedagógica, através de conteúdos específicos a tratar na escolaridade obrigatória, designamente no «Estudo do Meio»; Português 2 – Na área Formativa através do desenvolvimento de actividades extra-curriculares. Temas a desenvolver: O Património Cultural e o Património Natural como veículos de crescimento integrado.

Hoje tive a alegria de, após já ter obtido a anuência do Município do Redondo quanto aos princípios gerais e a disponibilidade de avaliar de que forma se poderia vir a concretizar, receber a confirmação do Instituto da Criança de Angola, pelo que posso afirmar publicamente que foi um dos dias mais felizes da minha vida!!!

Parabéns ao Município do Redondo por se ter predisposto a avaliar esta proposta, parabéns ao Instituto da Criança no Kuanza Sul, por ter aceite pensar de que forma se pode vir a desenvolver este projecto conjunto a bem das crianças do mundo e deste Atântico que nos une.

Ao Alentejo que viu nascer a minha filha e ao Kuanza Sul, no país onde vi a Luz e que é também o meu país até já, até sempre.

A todos os meninos “baratinhas” espalhados pelo Mundo e ainda aos que outros nomes têm !!!!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: