Publicado por: Filomena Barata | Março 13, 2011

A laranjeira

Laranjeira, Fotografia de Filomena Barata, 2011

Publicada por Filomena Barata

Ao que dizem os especialistas, a origem da palavra portuguesa laranja remota ao século XIV. Primeiro, em Espanha, designou-se “naranja” no final do século XIV, e, em Inglês, conhece-se a sua referência como “orange” por volta de 1387.

Ainda agora se discute a origem desta árvore frutífera do gênero citrus que é apetecível quer ao natural, quer com os seus sumos e na doçaria . A mais antiga descrição de “citrus” aparece na literatura chinesa, por volta do ano 2000 a.C. e, ao que parece, a laranja azeda provém da Índia.

Por sua vez, a laranja doce parece ter surgido na Europa muito depois, mas há nota de que já era cultivada no sul do continente, no século XV.

No século XVI os conquistadores espanhóis e os portugueses levaram as duas variedades da laranja para a América, para o Brasil, devendo ter sido também , por essa altura, introduzida no Continente Africano.

Em Portugal é muito comum o seu uso em espaços públicos, destacando aqui, apenas para exemplificar, as praças aromáticas de Vila Viçosa e as que em Belém perfumam as ruas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: