Publicado por: Filomena Barata | Março 9, 2011

CULTURA ANGOLANA EM PORTUGAL, Jornal de Angola

A partir do «Jornal de Angola»
CULTURA ANGOLANA EM PORTUGAL
Matumona apresentou em Portugal obra académica “Filosofia Africana” O padre e jornalista Muanamosi Matumona, do Jornal dos Desportos, e colaborador assíduo do Jornal de Angola, apresentou, anteontem, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mais uma obra científica da sua autoria, intitulada “Filosofia Africana na linha do tempo: implicações epistemológicas, pedagógicas e práticas de uma ciência moderna”.
Trata-se da revisão, ampliação e reedição do material já publicado em 2004, com o título “Filosofia Africana na era da reconstrução. Ensaio de uma epistemologia e pedagogia da filosofia africana”, editado pelo Secretariado Diocesano de Pastoral do Uíge (SEDIPU), que esgotou rapidamente no mercado nacional.
Para esta edição, de 192 páginas, Muanamosi Matumona, para além de certos retoques em todos os sentidos, aumentou alguns capítulos e temáticas, dividindo o trabalho em duas partes: a primeira aborda a “Herança do Passado”, enquanto a segunda reflecte sobre “Perspectivas para o Futuro”.
A obra, patrocinada pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e pelo Governo da Província do Uíge, foi prefaciada por D. Francisco de Mata Mourisca, bispo emérito da Diocese do Uíge, e a apresentação é assinada pelo Professor Doutor Jacinto Farias, da Universidade Católica Portuguesa. A edição ficou a cargo da Editora Esfera do Caos.
Este livro é o primeiro da colecção “Estudos Africanos”, promovida pelo CLEPUL, aguardando-se agora a publicação de outros trabalhos científicos sobre o continente africano, realizados principalmente por autores angolanos e moçambicanos.
Nesse sentido, está prevista a edição de obras de dois professores universitários angolanos, sendo um de Luanda e outro da província de Benguela. Para o Professor Doutor José Eduardo Franco, director da colecção, a obra de Muanamosi Matumona “aborda questões muito actuais e importantes das ciências sociais, elaboradas nas latitudes africanas.
Com o pensamento do também padre e jornalista Matumona, dá para entender que a filosofia não se elabora apenas no Velho Continente. Acredito que este material seja indispensável aos estudiosos interessados em questões africanas e filosóficas”.
Depois da cerimónia de apresentação em Portugal, o autor deve deslocar-se, proximamente, ao Uíge, para apresentar a obra ao público da sua terra natal.
Assim sendo, em Angola, a obra vai estar à venda apenas no princípio do próximo mês de Fevereiro. Muanamosi Matumona é autor de várias obras científicas sobre a filosofia, teologia, sociologia africana e jornalismo angolano.
Muanamosi Matumona entrou para o mundo jornalístico nos anos 80, pela via do Jornal Desportivo Militar (JDM), um órgão que foi uma referência do Jornalismo Desportivo em Angola.
Trabalhou mais tarde na Angop, a única agência angolana de notícias, de onde saiu para regressar ao JDM, antes de viajar para Portugal, onde fez o curso de Teologia, Filosofia e Comunicação Social. Foi ordenado padre no Uíge em 1995. “Jornal de Angola”
 

há 5 minutos · · ·
  •  
  •  

    Gostas disto.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: