Publicado por: Filomena Barata | Março 4, 2011

O Alambamento

 

Publicado por Olga Sofia Beirão
O Alambamento / Pedido (Noivado)
*Atendendo ainda o Março-Mulher,permitam-me partilhar este tema muito interessante que faz parte da Cultura Angolana e possívelmente muitos de vós já ouviram falar*.
Em Angola existe um acontecimento muito mais importante (segundo a maior parte da população) do que o casamento civil ou religioso, pois, o casamento é composto por duas etapasuma tradicional (chamada “pedido” ou “Alambamento”) e a outra padrão, nas igrejas .

Em que consiste o pedido? O pedido consiste em pedir a mão da namorada à família. Quando o jovem casal de namorados decide casar, é necessário ter o aval da família da noiva no entanto, o homem deve entregar ao pai da noiva uma carta com o pedido a mão da noiva em casamento, que às vezes vem com o dinheiro. Isto deve ser feito formalmente, em um encontro na casa do pai da noiva e se o pedido for aceite pode-se dar início aos preparativos do evento.
O jovem casal marca o dia do pedido…esse dia é acertado pelos tios da noiva…pois é necessário reunir toda a família e é entregue uma lista (elaborada pelos tios) contendo o que o noivo tem de conseguir reunir até ao dia do pedido. Na lista vêm diversos ítens de consumo e apesar de serem normalmente os mesmos para toda a gente, pode variar consoante a família em questão (basicamente é um dote em que geralmente consta grades de cervejas, gasosas, vinho, panos de congo para a tia, fato para o pai da noiva…).
Quando chega o dia, a família do noivo (Pai, Mãe, Tio, Tia, Irmãos…)vai a casa da noiva e o tio da mesma, apresenta toda a gente e informa de que e vai dar inicio ao pedido de casamento. A Família do noivo é convidada a entrar e o tio dá inicio à leitura do pedido apresentado pelo noivo.
O alambamento é apresentado e se tudo for cumprido é feita uma reunião para acertar a data do casamento (dependentemente do acordo entre ambas as partes) e outros detalhes de natureza logística (pois na nossa cultura a família da noiva é que prepara a festa do casamento). Posto isto tudo, Quando o sindicato está devidamente formalizada, é hora para a festa, abundante de comida e bebida para o deleite convidados, sempre acompanhado de boa música . (Não é por acaso que aparecem as grades de cerveja e de coca-colas na lista). A partir deste dia, se tudo correr bem, o casal de namorados passam a ser “Noivos”.
A tradição já não é o que era , apesar do alambamento continua a ser uma forte característica da cultura angolana , a verdade é que ectualmente está em declínio e cada vez é menos praticada pois, até mesmo os rituais mais tradicionais de Angola já passaram por várias transformações e isto se deve a própria natureza dos rituais, que com o passar dos tempos vão se transformando. Junto com a modernidade, não só em Angola, em Moçambique( no blog Mosanblog) , algumas famílias pôr de lado esta tradição, enquanto os mais conservadores o seu melhor para mantê-lo. Ao mesmo tempo, a sociedade angolana reconhece a importância do alambamento( ritual) .

Nota: Todo ritual traz em si uma razão própria para existir. É neste ponto que nós devemos focalizar! por quê o Alambamento ainda se faz tão presente em Angola? O alambamento 2º as nossas tradições não é mais do a representação do bem valioso que é a mulher, o respeito perante a sociedade e não só… e nele o papel dos tios é tanto ou mais importante do que o dos pais.
Cada região e família desse País pratica de sua maneira o acto, quanto aos detalhes vão de lugar em lugar como acima referido e algumas famílias não fazem a prática do mesmo (é relativo).

•Fonte: Wikipédia e enciclopédia livre.
•Autoria Pessoal
About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.316 outros seguidores

%d bloggers like this: