Publicado por: Filomena Barata | Setembro 28, 2010

>Conimbriga

>
As cidades, todas as cidades contam histórias. As que hoje são vivas e as que chamam “mortas”.

Conimbriga é uma cidade como outra qualquer. Nascida apenas antes de algumas outras: aqui o tempo já antes do Império de Roma a viu crescer. Da Idade do Bronze e do Ferro ficaram testemunhos que Roma absorveu.

Amuralhada se viu a urbs desde o século I, se bem que a decadência do Império, a partir do século III,tenha visto o perímetro da cidade decrescer, dando lugar a uma imponente edificação militar, a muralha do Baixo Império.

Conimbriga tem tudo o que as cidades de Roma costumam ter: casas pobres e ricas, apartamentos, vias, termas, lugares de espectáculo, como o anfiteatro, e o seu centro cívico.

O Forum, que alguns quiseram melhor interpretar e parcialmente reconstruir, refazendo ambientes e espacialidades, tinha, sob a mira do olhar que o poder centralizado da Roma imperial impunha, um templo, esse lugar axial. Tanto poder naquele mesmo local, esse Forum do dever e do prazer; do profano e do sagrado com o seu santuário dedicado ao culto imperial…

Conimbriga tem um Museu; uma réplica de um atrium com laranjas e ervas de cheiro; tem uma “Casa dos Repuxos” como poucas há igual e tem ainda, decorando as salas e compartimentos das suas habitações, fragmentos pequeninos de pedras de cor que constituem mosaicos: histórias e histórias que os seus desenhos figurativos ou geométricos contarão. Aqui a caça e a mitologia foram temas de eleição.

Mas amanhã lhe voltarei que o ar próximo de Sicó tão bem me cansou …

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: