Publicado por: Filomena Barata | Setembro 1, 2009

>E mais logo, logo mais, te voltarei Lisboa

>


Voltarei a esta cidade dos corvos do Santo, Vicente de nome e viajante de atributo, que, vindo do Levante, deu à costa no Promontório Sagrado até que trouxe a Luz a Lisboa; das caravelas, do rio, dos segredos que, desembocando na Barra, o Mundo dá.
A esta Lisboa da minha mãe.

À do Jardim do Tacaco, da oitocentista Rua dos Bacalhoeiros, porque outrora havia sido também rua de confeiteiros, do Campo das Cebolas, antigo Mercado da Ribeira Velha, onde Lisboa vira especiarias, escravos, animais raros e anões.

Da Casa dos Bicos, antes de Pombal ter construído ou inventado uma Baixa, um País ortogonal: Luzes feitas à dimensão de Portugal.

À Lisboa baixa, escondida, enterrada e desenterrada que, ali, mesmo ali nos Bicos, nos Bacalhoeiros, nas “Termas Romanas”; no tal hipódromo que, no Rossio, portas fora da cidade latina, poucos conseguiram deslindar; ou ainda dos cemitérios da Roma tardia..

Voltarei sim … a esta Lisboa dos becos que sugerem a Judiaria e a Mouraria, paredes meias com a cidade cristã, subidas as zonas baixas, lá para os arredores da Sé; a Lisboa e das fontes e fontanários onde hoje divaguei, morrendo de um calor que nem o Tejo nem os hotéis que agora recebem os viajantes conseguem refrescar, acompanhando-me a manhã uma canção, apenas uma, que diz “o fado nasceu um dia … em que o vento nem bulia” …

Imagem: Museu da Cidade, Lisboa

http://www.youtube.com/get_player

Anúncios

Responses

  1. >Vem daí rainha do Norte, para a redescobrirmos!

  2. >Lisboa, cidade maravilhosa, enterrada ou desterrada, és e seràs sempre Lisboa! Cidade deslumbrante, cheia de encanto, cidade envolvente "tenho-te na pele"e voltarei…sempre! No mundo hà apenas UMA, és mesmo ùnica!

  3. >Em qualquer cidade, sim alga minha, há que guardar o Norte e o Sul. Como dois segredos ou anéis na nossa mão! Tudo o resto, é o depois, esse …

  4. >Conheces os rumos dessa cidade!O antes que dá motivo ao depois.Bjinho


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: