Publicado por: Filomena Barata | Fevereiro 24, 2009

>As Mulheres que celebram as Tesmofórias, Aristófanes

>
Imagem: Hera, Wikipédia

Coro

«Vamos, é a hora da alegria, como é prazer aqui entre as mulheres, quando celebramos as santas orgias, em honra das duas deusas, nos dias sagrados. Também Páuson as venera e faz jejum, e muitas vezes suplica às duas deusas, juntamente connosco, que ano após ano se possa dedicar a estes ritos.
Vamos, avancem com pé ligeiro, façam roda, dêem as mãos, marquem todas o ritmo da dança sagrada. Avancem com passo leve. É preciso que o coro, formada a roda, tudo esquadrinhe com os olhos.
Ao mesmo tempo cantem e celebrem todas, com a vossa voz, a raça dos deuses olímpicos, na vertigem da dança. E se alguém está à espera que eu, como mulher, vá dizer mal dos homens neste recinto, engana-se. Mas é preciso, é um dever, desde já, antes de mais, formar um passo gracioso de dança de roda. Avancem entoando os vossos cantos em honra do deus de bela lira, e de Ártemis, portadora do arco, a deusa casta. Salve, ó deus que atria ao longe, concede-nos a vitória. E Hera, protectora das núpcias, havemos de celebrá-la como é devido (…)».

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: