Publicado por: Filomena Barata | Dezembro 20, 2008

>O dia dos Vizinhos (reed. 30.08.08)

>
A minha mãe, à direita; a avó Olívia, ao meio, e a tia Henriqueta à esquerda. 1957

Ao Antonio Angellilo (A PRESTO)

Em Angola, onde viveram grande parte das suas vidas, para além dos netos herdados e dos filhos, as casas e os quintais eram habitados por outros tantos miúdos.O calor propiciava a rua e as bicicletas invadiam-nas, logo que as horas da escola o permitiam. Muros, para que serviam se afinal eram tão fáceis de saltar? Namoros, zangas e segredos aprendi-os eu entre vizinhos e parentes.

Mas curiosamente ainda ontem à noite conversava com um amigo meu, nascido em Nápoles, que, a propósito da morte da sua mãe, o ano passado, tem encontrado vários familiares; e que, assim, tem ouvido falar da “arquitectura” dos afectos entre vizinhos em alturas de guerra; da partilha do pouco que existia; das sopas de caldo
feitas com o que cada um dava; dos fins de dia intermináveis de conversa. Dessa “arquitectura da vizinhança”, hoje quase desaparecida nos grandes centros urbanos, em que a construção em altura, sem pátios, praças ou jardins dificultou a capacidade de reunião, protegendo, deste modo, os bens mais exaltados do século XX: o individualismo e a família (restrita).
Porque de uma liberdade de espírito – afinal sempre houve diferenças em todos os tempos, mesmo quando o pensamento parecia mais “homogéneo” – conquistada na comunidade, se passou a uma liberdade assente na solidão, sem confrontos, mas também sem partilha.
Assim, este apelo à vizinhança parece-me ser um bom grito pela solidariedade, libertos que estamos todos já do pânico dos comportamentos esteriotipados que nos exigia uma noção de comunidade mais ensimesmada.
Vou continuar a desejar que a minha filha partilhe dos seus vizinhos, pois mesmo em Lisboa, em alguns bairros, embora cada vez menos, é possível que os jardins e as ruas sejam de todos e que as palavras ainda vão dando as mãos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: