Publicado por: Filomena Barata | Setembro 16, 2008

Filomena Barata, Conhece a Fábrica da Cortiça Robinson em Portalegre?

Porque já aqui falámos do célebre vinho do Porto, através da vida da célebre Ferreirinha, trago-vos através de Portalegre, capital do distrito e concelho com o mesmo nome, um pequeno contributo sobre a Fábrica da cortiça Robinson, pois a cortiça é um dos recursos mais importantes do Alentejo e nacional.

Ainda hoje a cortiça portuguesa enrolha os melhores vinhos do mundo, sendo também utilizada na construção, pois é extremamente térmico.

>

O Dia Robinson que se comemora em Portalegre é, na sua essência, o dia que se comemora o nascimento de George Weelhouse Robinson que fundou naquela cidade uma fábrica de cortiça.

Mas é também o dia em que se comemora o nascimento de José Régio, célebre escritor português a que Portagelgre dedicou, em boa hora, um Museu (Casa-Museu).

Na antiga Fábrica Robinson, em Portalegre, é possível ouvir falar da transformação da cortiça, esse recurso fundamental, mas que tornou num local de cultura, de memória, de programação e desenvolvimento cultural da cidade, aliando trabalhos de diferentes vertentes artísticas, diversificando a oferta e contribuindo para a criação e fixação de novos públicos.

Num percurso que nos conduz pela Igreja do Convento de São Francisco, e pelo Castelo, fala-se de aspectos da memória de uma cidade de  extraordinária riqueza patrimonial.

Construída no século XIII, a Igreja teve várias campanhas de obras, resultando numa amálgama de estilos arquitectónicos e artísticos, valorizados nesta intervenção de requalificação e restauro, e que se podem perceber numa visita, tendo sido recentemente objecto de um projecto de reabilitação.

Vale a pena conhecê-lo.

Mas, em Portalegre, pode ver também o Castelo, o Museu Municipal, o Museu José Régio e o Museu da Tapeçaria Guy Fino, pois as tapeçarias de Portalegre têm fama internacional.

Pode consultar-se para mais informação:

http://www.cm-portalegre.pt/resources/2080/zoom/robinson.pdf

http://www.cm-portalegre.pt/page.php?topic=100

Anúncios

Responses

  1. >Uma réstia de luz no crepúsculoUma súplica presa na brisaUm caminho sem fimPela terra da tua lembrançaConvido-te a ver o diadema da Noiva do MarBoa semanaMágico beijo


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: